Começou como um dia comum e acabou como um dos dias mais importantes de nossas vidas. É assim que eu vejo o dia 28 de Outubro de 2011. Foi o dia do anúncio dos 45 Jovens Embaixadores da décima edição do programa. Porém, antes de contar como tudo aconteceu, vou falar um pouco sobre o programa.
O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 no Brasil e é atualmente realizado
em 25 países. Ele procura beneficiar alunos
brasileiros da rede pública de ensino que fazem a diferença em suas comunidades em
termos de liderança, cidadania e conhecimento da língua inglesa. Os alunos selecionados são contemplados com uma viagem de 3 semanas para os Estados Unidos, onde passam por um processo de imersão na cultura americana, assim como visitam universidades e realizam trabalhos voluntários, entre outros.
Este ano, por se tratar da décima edição do programa, foram adicionadas mais dez vagas ao número original de 35 finalistas, ou seja, 45 estudantes foram contemplados. Foi um processo de seleção competitivo e acirrado, contando com mais de 7500 candidatos em todo o país. Ao final da seleção, foram divulgados os nomes dos selecionados em uma comemoração aos dez anos do programa, sediada na Associação Alumni, em São Paulo. E isto nos leva de volta ao assunto principal deste post: O DIA DO ANÚNCIO!!!
Embaixador Thomas Shannon durante o anúncio
No dia 28/10, o a cerimônia estava marcada para as 10:00h (horário de Brasília). Como aqui em Rondônia o fuso horário é duas horas a menos (por causa do horário de verão), eu acordei 07:50h e fui direto pro computador pra ver a conferência online. Eu não estava muito nervoso até aquele dia, o que eu achei muito estranho de minha parte. Enfim. A conferência começou, várias pessoas falaram, e nada dos nomes dos selecionados. Aí começou a bater a aflição. Após o pronunciamento do Embaixador Thomas Shannon, o Jovem Embaixador de 2003, Fabiano Jácome, fez a leitura dos 45 nomes. Sabe aqueles momentos em que você está otimista e pessimista ao mesmo tempo? Foi assim que eu me senti. 10 nomes lidos. Nada do meu. 20 nomes lidos. Nada do meu. 30 nomes lidos e AINDA NADA. Até que, milagrosamente, o meu nome foi o 31° a ser anunciado. Eu fiquei sem reação. Eu só conseguia tremer. Liguei pra minha mãe, pro meu pai, pro Arisson (outro Jovem Embaixador de RO) e depois foi só esperar pra cair a ficha.
Foto utilizada durante o anúncio dos 45 JEs de 2012
Um momento não muito feliz deste dia foi saber que vários dos meus amigos que também tentaram não conseguiram passar. Infelizmente, não se pode oferecer esta oportunidade a todos, ainda que TODOS mereçam. Depois disso, veio uma enxurrada de solicitações de amizade do Facebook e assim começamos a conversar e nos conhecermos melhor. Hoje, já temos um vínculo muito forte e nos enxergamos como um grande família. Uma família de 45 jovens unidos pelos mesmos objetivos e interesses, os quais se tornarão mais possíveis graças ao Programa Jovens Embaixadores.
See YA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário