terça-feira, 30 de julho de 2013

#VocabulárioGaúcho

Hey! :) Estou aproveitando estes dias que tenho estado mais animado pra escrever aqui no blog. Acho que deveria existir algum aparelho que manda as coisas que você escreve no caderno diretamente pro blog, porque acho bem mais legal escrever com um lápis (não posso ser o único). Parando com a enrolação, o tema do post de hoje é um pouco relacionado ao que escrevi da última vez: o vocabulário gaúcho.

Se acharem uma montagem mais bagaceira, por favor, me avisem.

Resolvi falar sobre isso porque, geralmente, ao redor do Brasil se fala muito sobre o sotaque aqui do sul, mas muitos não sabem que eles possuem um vocabulário próprio pra várias coisas. Então, resolvi elencar aqui alguns "verbetes" (palavra mega culta), em ordem crescente (do que menos ouvi para o que mais ouvi). Para cada expressão vou (tentar) colocar a definição e também a aplicação numa frase #soletrando.

Então, vamos lá:

10 - Campanha
Definição: fazenda; sítio; propriedade de terra em área rural.
Exemplo: Eu moro em campanha, por isso tenho que acordar muito cedo pra ir à escola. 

9 - Vianda
Definição: marmita; quentinha.
Exemplo: Eu pego vianda no restaurante durante a semana (#truestory).

8 - Chinelão/Chinelona (um dos mais engraçados, na minha opinião)
Definição: pessoa chata; inconveniente; idiota.
Exemplo: Tu é um baita chinelão! Só vive falando da vida dos outros!

7 - Massa
Definição: macarrão.
Exemplo: Minha mãe faz uma massa com molho branco muito boa.

6 - Torrada
Definição: misto-quente; sanduíche prensado de queijo e presunto.
Exemplo: Eu queria fazer uma torrada, mas o presunto tinha acabado.

5 - Bem 
Definição: muito (sei que pode parecer óbvio, mas o diferente é o uso que dão à palavra aqui. Veja os exemplos.)
Exemplos: A comida estava bem boa!/Que cachorro bem feio!

4 - Capaaaz (sim, com 3 As :p)
Definição: possui uso semelhante ao "imagina" ou "até parece", ou ainda "que isso, não foi nada" (reparem a gama de possibilidades :p).
Exemplos: - Me desculpe por não ter retornado tua ligação ontem. - Capaaaz, eu já estava dormindo mesmo.
- Estou te incomodando muito, né? - Não, capaaaz.

3 - Tri
Definição: possui o mesmo uso do bem, mas é, geralmente, utilizado em coisa positivas.
Exemplo: O sorvete dali é tri bom!

2 - Tchê
Definição: não existe (use quando quiser e não será julgado).
Exemplo: Para de me incomodar, tchê!

1 - Bah (com certeza o mais utilizado)
Definição: interjeição utilizada para demonstrar espanto/surpresa/admiração/tristeza/felicidade (sim, use quando quiser e economize palavras).
Exemplo: - Acredita que reprovei esse semestre? - Bah :(

Eu acho algumas dessas expressões bem úteis e acho que já acabei incorporando algumas delas ao meu vocabulário por osmose mesmo. Espero que esta lista sirva um pouco para os meus amigos de RO quando eu for passar as férias lá :p

Tchau, viventes! :)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

#VivendoNaFronteira

Olá de novo! Tudo bem? :) Bem, depois de mais um tempão sem dar as caras por aqui, resolvi escrever este post aqui no blog. Como amanhã é feriado, posso pensar no que escrever por um pouco mais de tempo (bancando o ocupado).

Então, como está escrito ali ao lado no #QuemSouEu, sou acadêmico de Relações Internacionais da UNIPAMPA, na cidade de Santana do Livramento/RS. Me mudei pra cá há pouco mais de um mês e acho que já estou bem adaptado ao ritmo daqui (minha mãe diz que já estou com sotaque, mas tento não acreditar, tchê). Mas indo direto ao ponto, há algo bem interessante em relação a esta cidade: ela faz fronteira com a cidade uruguaia de Rivera.

Mapa do RS com Santana do Livramento em destaque

Ao contrário da maioria das fronteiras, aqui não há nenhum posto policial ao algo do gênero que separe os dois países: basta (de verdade) atravessar uma rua e você já está em outro país. Da casa em que estou morando até a divisa são umas 5 quadras de distância, o que facilita na prática do próximo item do qual vou falar: as compras no Uruguai.

Obelisco que divide Brasil e Uruguai, no Parque Internacional

A cidade de Rivera é bastante famosa por seus free shops, que são lojas com produtos isentos de impostos. Isto faz com que alguns produtos custem menos da metade do que custam no Brasil, o que atrai vários turistas para a região. Os produtos variam desde roupas até eletrônicos, perfumes e, o mais importante pra mim... DOCES. O Uruguai é muito conhecido pela qualidade de seus doces e o melhor é que também são bem baratos. Podem ser encontrados tanto alfajores produzidos no próprio país, quanto doces importados, como Nutella.

O melhor doce de leite que já comi (for real)

Outra coisa que achei bem interessante é a integração que existe entre brasileiros e uruguaios. Não é nada raro encontrar pessoas com pais de nacionalidades diferentes. Por outro lado, também reparei (posso estar enganado) que enquanto a maioria dos uruguaios conseguem falar português razoavelmente bem, é difícil encontrar algum brasileiro que domine bem a língua espanhola. 

Bem, acho que por enquanto é isso que eu queria compartilhar com vocês. Espero que agora eu continue escrevendo mais frequentemente aqui (#motivação).

¡Saludos de la frontera!